Brasão
De acordo com o Artigo 5° da Lei Municipal n° 118/1983, o Brasão de Armas tem a seguinte interpretação:
I- O Escudo redondo ou ibérico, era usado em Portugal, na época do descobrimento do Brasil, e sua adoção representa a homenagem do Município de Paraíso aos primeiros colonizadores de nossa Pátria;
II- O metal ouro, tem o significado de riqueza, esplendor, nobreza, poder, força, fé, prosperidade, soberania e mando, representando os predicados do povo de Paraíso que, com força de vontade e depondo nobilíssima e irrestrita fé no Criador, buscam para o Município a prosperidade;
III- Na parte superior do Escudo, em campo branco, o levantamento do cruzeiro, a Igrejinha e a Flor de Lis, que simboliza o nome do Padroeiro, São Benedito, evocando o sentimento cristão que sempre animou os grandes empreendimentos do seu nobre povo, os quais foram infatigáveis colaboradores em prol de sua fundação, crescendo em importância, na justa homenagem à Andrelino Vicente Bravo, Antonio Mialichi e José Prene, testemunhas do desaparecimento de São Sebastião do Turvo, depois Irupi, com a maleita que campeava a região.
IV- Na parte inferior do Escudo, em quartel verde, a figura do arado, simbolizando a agricultura desde os primórdios, que com os primeiros lavradores do município, semeadores do progresso, e que tanto contribuíram para a grandeza e emancipação econômica.
V- Na parte inferior do Escudo, a esquerda, em cor verde, a cabeça movente de um boi, que simboliza a pecuária do município, importante fator de nossa economia.
VI- Em campo azul, o lendário Rio Turvo, responsável pelo êxodo de tantos anos nestas paragens, hoje convertido em atração turística, graças àqueles que acreditaram nesta transformação.
VII- A esquerda e a direita, o galho de café, laranja e cana, pintados ao natural, simboliza a luta de cada dia, no desenvolvimento econômico de nosso município.
VIII- Em listel de jade e ouro, em letras argentinas, o topônimo identificador, PARAÍSO, ladeado pelos milésimos 1933 (de elevação à Distrito) e 1953 (de sua Emancipação Política).